Pages

Sunday, November 14, 2010

Igreja na China

Surpresa na Igreja.

Pra começo de conversa quero dizer algumas coisas sobre a religião que sigo. Sou cristão, evangélico.
Dentre muitas igrejas em Hangzhou há uma igreja evagélica (igreja para estrangeiros) que eu frequento aos domingos de manhã. Tenho vários amigos chineses e sempre que posso eu convido alguns amigos chineses para ir á igreja comigo.

Hoje, eu, meu amigo de Camarrões e mais 3 amigos chineses fomos á igreja. Após o culto nós estavamos conversando com outros amigos. Para minha surpresa, uma senhora, americana, veio até mim comunicar que a igreja internacional (igreja para estrangeiros) não pode permitir que chineses que não tenham passaporte com origem estrangeira entrem na igreja para assistir os cultos. Ao menos que chineses mostrem passaporte com origem em outro país, como é o caso de um casal que são de Hong Kong mas moram em Hangzhou. Eles tem o passaporte de Hong Kong, então podem frequentar a igreja sem nenhum problema. Esse casal me contou que em Shanghai(Xangai) eles estavam entranto em uma igreja e foram barrados por pessoas pedindo para que eles mostrassem os seus passaporte para conferir.

A americana disse também que eu devo tomar cuidado em convidar chineses para irem no culto dos estrangeiros. Você leitor deve estar pensado, nossa que tipo de americana é essa e que tipo de igreja envangélica é essa. Digo que eles estão apenas seguindo as leis da China e estão comunicando-me essas informações que devem ser obedecidas. Sabia que se pessoas chineses comesçarem frequentar igreja estrangeira, o governo chinês através de Beijing(Pequim) pode fechar a igreja estrangeira e não abri-lá mais?

Pessoas foram falar com meu amigos chineses para eles não virem mais nos cultos. As pessoal da igreja não tem nenhuma culpa. Quero destacar aqui, que o pessoal da igreja foram super atenciosos com meus amigos. Meus amigos foram convidados pelo pessoal da igreja a participarem dos encontros, cultos e estudos da biblía que acontecem nas casas. Nas reuniões que se encontram nas casas não tem nenhum problema de chineses estarem participadando com os estrangeiros.

Não concordo com essa lei do governo. O governo chinês controla a população. Na China não pode acessar facebook, Blogs, youtube. Tem chineses que nem sabem que esses famosos sites existem. Mas, se não pode entrar nesses sites os estrangeiros sempre arrumam um jeitinho HAHAHA

Deus obrigado por tudo.

No comments:

Post a Comment